Teoria do Condicionamento
1. Passo a passo do Condicionamento Clássico: (antes do condicionamento) – O estímulo não-condicionado(carne) produz uma resposta automática, incondicionada(salivação); o estímulo neutro (som) não desencadeia salivação.
(condicionamento) – O estímulo não-condicionado é emparelhado várias vezes com o estímulo neutro. O estímulo não-condicionado produz a resposta incondicionada.
O estímulo originalmente neutro (som) torna-se agora produtor de resposta salivar, ou seja, o estímulo neutro torna-se condicionado (porque resulta de um condicionamento) e desencadeia um efeito parecido a resposta causada pela comida, pelo estímulo não-condicionado. Salivar torna-se uma resposta condicionada, aprendida porque o estímulo que a provoca é um estímulo que foi associado a comida repetidas vezes e funciona como que um aviso de que a comida virá a seguir. 2. Passo-a-passo doo condicionamento operante: A resposta do organismo parece ser espontânea, ou seja, não relacionada com qualquer estímulo observável conhecido.
O comportamento desejado será permanente ou mais intenso em função de Reforços
Com a adição ou retirada de reforços positivos ou negativos, a resposta desejada será recebida.
A punição surge como forma de castigo por ações indesejadas. 3. Os princípios básicos da aprendizagem por condicionamento são a aquisição, a extinção, a generalização, a recuperação e a discriminação. 4. Respostas Inatas: que não resultam da aprendizagem, espontâneas, respostas naturais (incondicionada).
Respostas Aprendidas: que resultam da aprendizagem, de associações (condicionadas) 5. O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço). Reforço positivo é a presentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado aumentando a frequência do