Teoria do Comportamentalismo
Comportamentalismo
Alunas:
TÁBATA COSTA DA SILVA
CAMILA MARTIELA KLEIN
GABRIELA NEVES
NATALIA SCHAEFER
DANIELLE SILVEIRA DE ANDRADE
História
A teoria Comportamentalista é uma área da psicologia que tem a conduta (ou comportamento) como objeto de estudo, cujo “pai” é o estadunidense John Watson, que publicou o primeiro artigo a respeito em 1913, intitulado de
“Psicologia: como os behavioristas a vêem”.
Watson baseou-se em teorias e noções de vários pensadores e autores como Descartes, Pavlov, Loeb e
Comte.
À partir de suas publicações, o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente (opondo-se à ideia de introspecção), mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação. Ainda, estuda as constantes mudanças no meio em que o ser humano vive, e os estímulos que modificam seu comportamento.
Os estudos de Watson compõem o que hoje chama-se
Behaviorismo Clássico, cujos ramos principais desta são o
Behaviorismo Metodológico e o Behaviorismo Radical.
Princípios
A idéia central do behaviorismo é simples de ser formulada: É possível uma ciência do comportamento.Os behavioristas têm visões diferentes sobre o sentido dessa proposição, e especialmente sobre o que é ciência e o que é comportamento , mas todos eles concordam que pode haver uma ciência do comportamento. Sendo o behaviorismo um conjunto de idéias sobre essa ciência chamada de análise do comportamento, e não a ciência ela própria , o behaviorismo não é propriamente uma ciência, mas uma filosofia da ciência. Como filosofia do comportamento, entretanto aborda tópicos que muito prezamos e que nos tocam de perto: por que fazemos o que fazemos, e o que devemos e não devemos fazer. Oferece uma visão alternativa que muitas vazes vai contra o pensamento tradicional sobre o agir, já que as visões tradicionais não se têm pautado pela ciência.
Behaviorismo Metodológico x Behaviorismo Radical
O Behaviorismo metodológico, foi criado por Watson, que