Teorias da aprendizagem
Este artigo busca discutir com uma professora do ensino fundamental a concepção comportamentalista segundo Skinner e Pavlov, e a possível aplicação dessa teoria em sala de aula.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Comportamentalismo. Teorias.
ABSTRACT
This article seeks to discuss with an elementary school teacher behaviorist conception according to Skinner and Pavlov, and the possible application of this theory in the classroom.
KEYWORDS: Learning. Behaviorism. Theories.
* Acadêmicas do Curso de Licenciatura em Biologia da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.
1. INTRODUÇÃO
O comportamentalismo é a teoria que diz que todo comportamento é determinado pelo ambiente, mesmo que a relação do indivíduo com esse ambiente não seja passiva, e sim de interação e que o comportamento se explica através de experiências observáveis e não por processos mentais, sendo possível modelar o indivíduo, condicionando seu comportamento.
Para tanto, devem-se utilizar os estímulos e reforços adequados, os principais percussores dessa teoria foram, Pavlov e Skinner. Para Pavlov a aprendizagem é uma resposta a estímulos condicionais, sua aquisição se dá pelo "condicionamento respondente” que modifica o comportamento natural do indivíduo, comprovou essa hipótese através de experiências com cães.
Já na concepção de Skinner, a aprendizagem decorre de uma ação primeira do sujeito que será reforçada. O “sujeito aprendiz” tem pouca participação e não necessita de motivação própria.
Assim como a teoria de Pavlov, o método de Skinner é indicado para aprendizagens menos complexas que podem ser realizadas por meio do reforço.
2. DISCUSSÃO DA TEORIA
Estudo realizado na Escola Príncipe da Paz, Instituição privada fundada em fevereiro de 1994, constituída por 321 (trezentos e vinte um) discentes e 18 (dezoito) docentes. A pesquisa foi realizada com a professora Lucilene Campelo, que leciona na turma do quinto