teoria de Vigotski
1 Concepção de desenvolvimento (Planos genéticos de desenvolvimento: filogênese, ontogênese, sociogênese, microgênese).
a) Filogênese: Diz a respeito sobre a história da espécie. Define nossas aptidões motoras e mentais, falando sobre as características do ser humano, dando como exemplo o nosso cérebro, que ao nascer, é o mais flexível de todas as espécies. Isso nos torna mais vulneráveis, porem, também é o que nos da a capacidade de se desenvolver.
b) Ontogênese: Um conceito bastante ligado à biologia e por isso à filogênese. Fala sobre o desenvolvimento do ser, descrevendo os ciclos da vida e detalhando as diferentes formas e tempos que cada um tem.
c) Sociogênese: Estuda as formas de cultura que cada sujeito está inserido e que interferem no funcionamento psicológico, mostrando como a cultura age de um modo a expandir nossas potencialidades.
d) Microgênese: Diz respeito a cada fenômeno psicológico. O que ocorre a cada ser humano para que ele desenvolva uma nova aptidão. É uma forma de representar o não determinismo biológico que tanto a ontogênese quanto a filogênese possuem.
2 Mediação simbólica (instrumentos e signos).
A interação do homem com o lócus é dada através de instrumentos e signos. A relação por instrumentos vem da nossa relação com as coisas do mundo usando ferramentas ou instrumentos intermediários. Signos é uma interposição entre sujeito e objeto, posterior à mediação por instrumentos, sendo ela simbólica. Diz respeito a capacidade mental do ser humano de criar objetos, sem faze-los concretos.
Signos. O sujeito desenvolve a capacidade de representação simbólica inserido numa cultura que fornece a ele material para desenvolver esse campo simbólico. O principal local onde isso acontece é na capacidade cognitiva. A fala é o principal instrumento de representação simbólica que o humano dispõe.
3. Relação entre pensamento e linguagem (Funções da linguagem,