Teoria de skinner
O reforço é o elemento chave na teoria de Skinner.
O reforço é algo que fortaleça a resposta desejada.
A teoria tbm cobre reforços negativos, ou seja, ela usa reforços que evitem usar ações que gerem conseqüências indesejadas.
Skinner trabalhou sua teoria de condicionamento operante em cima da teoria elaborada por Ivan Pavlov, que é a teoria do reflexo condicionado. As duas teorias têm forte ligação e andam juntas.
O reflexo condicionado é a reação do individuo dado a um estimulo casual e externo. Já o Operante é a resposta dada pelo individuo por ser premiado de alguma forma, e ficar condicionado ao ligar necessidade à ação.
Skinner chama o mecanismo de aprendizagem ou novo comportamento de modelagem. Onde o instrumento fundamental para essa modelagem é o reforço.
Skinner defendia sua teoria ao dizer que o ser humano não possuía livre arbítrio, ou seja, sem direitos de escolhas. Pois se ele defendesse isso, sua teoria perderia forças, pois acredita que o ser humano sofre as influencias do meio, e são controlados por essas.
Tipos de reforços:
Positivo: Sempre que se obtém a resposta desejada, oferece-se um premio por isso.
Negativo: Não se trata de uma punição, e sim de a remoção da ação punitiva. Ex: O rato leva choque, mas ao tocar a barra o choque cessa. Então percebe que se realizar a ação desejada não terá punição
Extinção: . O rato recebe um estímulo de água a cada 6horas, derrepente ele para de obedecer aos estímulos então... passo a dar a cada 10 horas, e assim por diante até onde ele agüentar. E assim possa voltar a conduta anterior.
Castigo: Funciona igual extinção.
Observações do caderno:
OPERANTE = Operar sobre algo
Se apóia em outras teorias como Condicionamento Clássico e Respondente.
Skinner acreditava que era possível manipular o comportamento em beneficio da sociedade.
Siglas de Variáveis
VI –