Teoria de sistemas
A Teoria Geral de Sistemas (TGS) surgiu com os trabalhos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy, publicados entro 1950 a 1968. Representa uma das maiores contribuições à ciência moderna e, principalmente, á Administração. A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias e formulações conceituais que possam criar condições de aplicações na realidade empírica.
Bertalanffy criticava a visão que se tem do mundo dividida em diferentes áreas como Física, Química, Biologia, Psicologia, Sociologia etc. São divisões arbitrárias, e com fronteiras solidamente definidas. E espaços vazios (áreas brancas) entre elas. A natureza não está dividida em nenhuma densas partes.
Bertalanffy verificou que muitos princípios e conclusões de algumas ciências têm validade para várias outras ciências, quando tratam de objectos que podem ser visualizados como sistemas, sejam eles físicos, químicos, sociais etc. Ciências que até pouco tempo atrás eram completamente estranhas entre si, talvez pela especialização avançadas ou pelas características próprias de seus campos de estudos, começaram a romper o isolamento e a entrever que havia urna repetição de esforços no desenvolvimento de certos princípios por outras ciências. Isto levou alguns cientistas a desenvolverem urna teoria geral de sistema que espelhasse as semelhanças, sem prejuízo das diferenças, válida para todas as ciências. Essa preocupação começou com a Física, Biologia e as Ciências Sociais, principalmente, espalhando-se rapidamente para as demais ciências.
A TGS não busca solucionar problemas ou tentar soluções práticas, mas sim produzir teorias conceituas que possam criar condições de aplicações na realidade empírica. Os pressupostos básicos da Teoria Geral dos Sistemas são: a) “Existe urna nítida tendência para a integração nas várias ciências naturais e sociais. b) Essa integração parece orientar-se rumo a urna teoria dos sistemas c) Essa