Teoria de sistemas - adm
A Teoria dos Sistemas é uma decorrência da Teoria Geral dos Sistemas desenvolvida por Ludwig Von Bertalanffy (biólogo). A Teoria dos Sistemas espalhou por todas as ciências, influenciando notavelmente a Administração.
Conceito de sistema
Sistema é um conjunto de elementos interdependentes e interagentes que formam um todo organizado no sentido de alcançar um objetivo.
Os sistemas apresentam características próprias. O todo apresenta propriedades e características próprias que não são encontradas em nenhuma das partes isoladas. As características da água são totalmente diferentes do hidrogênio e do oxigênio que a formam.
Duas características básicas de um sistema são o propósito ou objetivo e globalíssimo ou totalidade.
a) Propósito ou objetivo – todo sistema tem um ou alguns propósitos ou objetivos. As unidades ou elementos, bem como os relacionamentos, definem o arranjo que visa sempre o objetivo ou finalidade a alcançar.
b) Globalíssimo ou totalidade – qualquer estimulo em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades devido ao relacionamento existente entre elas. O efeito total dessas mudanças ou alterações proporcionará um ajustamento de todo o sistema. O sistema sempre agirá globalmente a qualquer estimulo. Na medida em que o sistema sofre mudanças, o ajustamento sistemático é contínuo.
Parâmetros dos sistemas
O sistema é caracterizado por parâmetros. Parâmetros são constantes arbitrárias que caracterizam, por suas propriedades, o valor e a descrição dimensional de um sistema ou componente do sistema. Os parâmetros dos sistemas são: entrada (input), saída(output), processamento, retroação(feedback) e ambiente.
1) Entrada (Input) – o sistema recebe entradas ou insumos para poder operar. A entrada de um sistema é tudo o que o sistema importa ou recebe se seu mundo exterior. Pode ser constituída de:
- Informação: tudo o que permite reduzir a incerteza a respeito de algo. Quanto maior a informação, tanto menor a