TEORIA GERAL DE SISTEMAS ADM
Conceito - Um sistema pode ser definido como um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada Função.
Karl Ludwig von Bertalanffy
Principais contribuições
1 – Maior facilidade no estabelecimento dos objetivos das organizações.
A própria lógica da TGS facilita o processo de estabelecimento dos objetivos das organizações.
2 – Análise estruturada da organização, de cada uma de suas partes e do ambiente organizacional.
Proporciona uma visão mais abrangente da organização e de seus assuntos administrativos, facilitando para que o senso crítico e o nível de conhecimento das pessoas seja mais forte e sustentado.
Podem ser considerados 3 instrumentos administrativos como decorrentes dos estudos realizados pela referida teoria:
- A estruturação de sistemas
- Os sistemas de informações gerenciais
- Tecnologia da Informação
PRINCIPAIS CRITICAS
São quatro:
1) Dificuldade de aplicação prática – talvez o ideal seja considerar a TS como algo que contribui para a estruturação lógica do raciocínio administrativo, mas não como algo que deva ser aplicado nas diversas questões administrativas das organizações, sem um senso crítico mais forte.
2) Não faz distinção entre os fatores de influência do funcionamento das organizações – A TS não faz distinção entre os fatores sociais, econômicos, políticos, tecnológicos.
3) Existência de inverdades quanto a algumas premissas de funcionamento dos sistemas da organização. Pode-se considerar que nem sempre é verdadeira a afirmação de que a alteração em um subsistema, ou parte do sistema-organização, provocará, de forma direta e inquestionável, alterações em toda a organização.
4) Nem sempre as organizações estão procurando um estado de equilibrio. Organizações com diferentes negócios, seus administradores podem estar procurando uma situação de desequilíbrio de importância entre os seus diferentes negócios, suas diferentes