Teoria de rousseau
Seu nome completo é Jean Jacques Rousseau e nasceu em Genebra, Suíça, a 28 de junho de 1712; faleceu em 0 2 de julho de 1778. Os seus 66 anos de existência tiveram uma enorme influência na educação.
Para Rousseau a criança não tinha que ser vista como um adulto em miniatura e nem deveria seguir padrões da sociedade, pois a mesma começa a armazenar hábitos da civilização e cada criança tem a sua característica própria que deve ser respeitada e individualizada. Para ele a educação não vem de fora para dentro como defendia Vygotsky e sim a criança transforma sua expressão livremente em contato com a natureza.
Uma educação adequada é aquela que respeita a liberdade física da criança que é ser livre e capaz de realizar suas vontades de maneira responsável,sem dependência externa ,sem autoridade ,pois as pessoas só fazem aquilo que as agradam. Na infância as crianças nem sempre vivem livre ,são desde pequenas impostas a seguirem regras ,nem sempre agem com liberdade e sendo assim suas afetividades e vontades,desejos sempre são barrados por novos obstáculos.
“Quem faz o que quer é feliz ,e feliz quando basta a si mesmo” (Rousseau,1969ª,p.31)
Porém para Rousseau a sociedade impossibilita esse desejo e esta auto-suficiência assegurada ao homem relacionado ao estado da natureza.
Ser livre não seria fazer o que se quer ,mas sim não estar constantemente submetido a uma vontade particular “não é fazer o que eu quero,mas não fazer aquilo que eu não quero”(Rousseau).
É preciso respeitar a liberdade da criança e proporcionar a mesma um clima para a sua reprodução espontânea , a criança produz quando não é obrigada, a natureza propicia liberdade e práticas para o desenvolvimento do indivíduo.
O bem estar da liberdade ensina e se desejarmos um adulto livre é necessário que as crianças desde cedo sejam conscientes de suas próprias necessidades e que sejam estimuladas para isso também,que criem livremente