teoria de população
10
21 de Maio de 2010 Thomas Malthus foi um demógrafo e economista Inglês que escreveu o Ensaio de Malthus, ensaio esse que está dividido em dois livros. Esta primeira teoria demográfica de grande impacto é, até hoje, a mais popular entre todas, apesar das falhas que apresenta.
A Teoria Malthusiana baseia-se no Princípio da Escassez. A população humana tende a crescer mais rapidamente que a produção de alimentos o que torna o conceito escassez de extrema importância para a Economia.
Malthus tornou-se famoso sobretudo pelas suas perspectivas pessimistas mas muito influentes. Apesar de ser assumido popularmente que as suas teses pessimistas deram à Economia a alcunha da ciência lúgubre (dismal science), a frase foi na verdade cunhada pelo historiador racista Thomas Carlyle em referência a um ensaio contra a escravatura escrito por John Stuart Mill.
A sua fama decorre dos estudos sobre a população, contidos em dois livros conhecidos como Primeiro Ensaio e Segundo Ensaio:
• “Um ensaio sobre o princípio da população na medida em que afecta o melhoramento do futuro da sociedade, com notas sobre as especulações de Mr. Godwin, M.Condorcet e outros escritores” (1798) .
• “Um ensaio sobre o princípio da população ou uma visão de seus efeitos passados e presentes na felicidade humana, com uma investigação das nossas expectativas quanto à remoção ou mitigação futura dos males que ocasiona” (1803).
A Teoria Malthusiana
O livro do socialista inglês William Godwin, “An Enquiry Concerning The Principles of Political Justice and Its Influence on General Virtue and Happiness” (Um Inquérito Concernente aos Princípios da Justiça Política e Sua Influência sobre a felicidade e a Virtude em Geral), provocou um grande impacto na vida do jovem Malthus em 1793.
Após vários debates sobre o livro de Godwin e suas ideias (tais como: no futuro não haverá mais um punhado de ricos e uma multidão de pobres; não haverá mais guerras assim como