A relação entre a teoria da população de Malthus e o pessimismo do autor
Nesse ensaio, Malthus tenta mostrar que o crescimento populacional pode ser algo prejudicial para a população já que o crescimento da produção alimentícia provavelmente não irá acompanhar esse crescimento populacional. Malthus cita através de suas observações e estatísticas que a população de uma localidade poderia dobrar em 25 anos (como visto nos Estados Unidos, mas também poderia acontecer em menos tempo se as circunstâncias fossem favoráveis), e a produção de alimento não alcançaria esse aumento, pois enquanto a população cresce em progressão geométrica, a produção de alimentos cresce em progressão aritmética fazendo com que a fome se espalhasse enquanto os nascimentos continuariam a aumentar.
Por causa de sua educação religiosa, Thomas é contra métodos anticoncepcionais físicos, como o aborto e outros métodos contraceptivos, porém, defende que não haja sexo antes do casamento e que as pessoas devem se casar tarde para poder controlar a natalidade, ele também cita que o aumento da mortalidade pode substituir a diminuição da natalidade, e isso pode ocorrer com catástrofes naturais, pestes entre outros meios, assim a população e a produção de alimentos entrariam em equilíbrio novamente. A argumentação da teoria da população de Malthus, não considera que possa haver avanços tecnológicos significativos e constantes na agricultura para que sua produção acompanhasse o crescimento da população.
Em sua argumentação, Malthus usa um exemplo de por que não daria certo, uma população viver sociavelmente bem em meio a uma abundância de produção de alimentos. Ele demonstra