Malthus
http://www.youtube.com/watch?v=cEMKby2Et5I&feature=related a teoria de thomas malthus http://www.youtube.com/watch?v=T2UBbOJJBNM&feature=related malthus http://www.youtube.com/watch?v=nbBgjEzv6sA malthus http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA9KkAE/malthus-ricardo-duas-visoes-economia-politica-capitalismo texto muito bom de malthus (rsm dos capitulos)
Introdução
Na visão de Schumpeter, o pensamento econômico não evolui de modo linear e uniforme, de acordo com uma “seleção natural” dos melhores autores e idéias, que se afirmam como corretos ou verdadeiros. Ao contrário, evolui aos saltos, através de períodos de revoluções, consolidação e crises de idéias e teorias.
Nessa perspectiva, a história do pensamento econômico não deve ser vista como uma história de autores ilustres, de suas vidas, suas obras e suas contribuições pessoais à descoberta de uma “verdade científica”. Como afirmam Screpanti e Zamagni (1997), a economia não evolui de forma “darwiniana”, percorrendo um caminho único, de modo que o último livro de texto tenha incorporado toda verdade precedente. A ciência econômica, ao contrário, percorre vários caminhos na forma de um leque de teorias paralelas e concorrentes entre si.
Nesse sentido, a economia política clássica não pode ser considerada uma teoria morta e superada pelas teorias mais recentes, ela continua viva, ao lado de outras, antigas e modernas, como uma fonte permanente de inspiração para as questões atuais do capitalismo.
A economia política clássica inglesa abrange o período de, aproximadamente, cem anos, entre 1750 e 1850. Entre Adam Smith, que foi seu fundador, e John Stuart Mill, seu último grande representante, Thomas Robert Malthus e David Ricardo situam-se numa fase intermediária, por volta da segunda e terceiradécadasdoséculodezenove,erepresentamummomentode auge e de crise de uma forma de pensar a economia capitalista. Após a morte de Ricardo e de Malthus,