Teoria Geral e Específica da População (Resumo)
A produção do conhecimento surge primeiramente do contato/sensações, depois das percepções e por último da abstração.
Ex.: Queimar-se com uma panela quente → Perceber que a aproximação com algo quente pode machucar → Mas não é qualquer intensidade de calor que machuca. Então que intensidade seria necessária para machucar alguém?
1. Sensação é a capacidade de codificar aspectos que nos circundam por meio de impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro – audição, tato, fala, visual, gustativa, etc;
2. Percepção é a capacidade de interpretar essas sensações e formar conceitos sobre o mundo, comportamento, etc;
3. Na filosofia, abstração é um processo (ou, para alguns, um alegado processo) na formação de conceitos reconhecendo um grupo de características comuns nos indivíduos, e tendo isso como base formando um conceito desta característica. É uma operação intelectual que consiste em isolar, por exemplo num conceito, um elemento à exclusão de outros, do qual então se faz abstração. – questionamento de diferenças, relação e particularidades.
⇊
Formação de conceitos e noções ancoradas a própria realidade
“A produção de conhecimento se dá numa base historicamente determinada – a posição social do indivíduo produz conhecimentos diferentes, por sensações, percepções e abstrações também diferentes. Mas isso não interfere numa produção comum, apenas acrescenta.”
Conceito é o processo de apreensão do movimento do real – é aquilo que a mente concebe ou