teoria de personalidade
Introdução:
A teoria psicanalítica foi desenvolvida pelo psiquiatra austríaca Sigmund Freud, Nascido em 1856, na cidade de Freiberg, Marávia originário de uma família Judia, viveu grande parte de sua vida em Viena e morreu em Londres Capital da Inglaterra, onde em 1939 se refugiou das perseguições do Nazismo. Formado em Medicina interessou-se por estudar manifestações do desequilíbrio psicológico.
Desenvolvimento.
A teoria psicanalítica defende que o desenvolvimento psicossocial do individuo inicia desde os primeiros anos de vida em fases ou estágios psico-sexual definidas por regiões do corpo, nos quais surgem necessidades que exigem ser satisfeitas. A maneira como essas necessidades são satisfeitas determina como a criança se relaciona com outras pessoas e quais sentimentos ela tem para consigo mesma. As fases se seguem umas às outras em uma ordem fixa e, apesar de uma fase se desenvolver a partir da anterior, os processos desencadeados em uma fase nunca estão plenamente completos e continuam agindo durante todas a vida da pessoa.
1- Fase oral (do nascimento ate aproximadamente um ano de vida), nesta fase a criança vivencia prazer e dor através da satisfação ou frustração de pulsões orais ou seja pela boca, depois desta fase, começam a aparecer os primeiros dentes.
2- Fase anal (aproximadamente do primeiro ao terceiro ano de vida), nesta fase a satisfação das pulsões se dirige ao ânus, ao controle da tensão intestinal, a criança nesta fase começa a aprender a controlar sua defecação tem de saber lidar com a frustração do desejo de satisfazer suas necessidades imediatamente.
3- Fase fálica (dos três aos cinco anos de vida), cateterizada pela importância da presença, as dificuldades desta fase estão ligadas ao direccionamento da pulsão sexual ao genitor do sexo oposto e aos problemas resultantes.
4- Período de latência (até a puberdade), é uma fase mais tranquila, onde as fantasias e os