TEORIA DE MOTIVAÇÃO
Teoria de Victor H. Vroom reconhece a evidência de que pessoas diferentes reagem de maneiras diferentes, conforme a situação em que estejam, enfatizando assim as diferenças individuais. De acordo com Vroom, três fatores determinam a motivação:
a) Os objetivos individuais.
b) A relação que o indivíduo percebe entre a produtividade e o alcance dos seus objetivos. .
c) A capacidade de o indivíduo influenciar seu próprio nível de produtividade.
O homem possui valores que precisam ser respeitados, tornando-o, com seu trabalho, mais auto-suficiente e senhor de si, condições que o levam a um desempenho superior.
Não adianta o uso de força ou estímulos externos, para se obter a motivação, estes fatores só conseguirão colocar a pessoa em movimento mecânico, será necessário respeitar suas diferenças individuais, seus valores e maneiras próprias e garantir a ela um trabalho que lhe permita conciliar seus objetivos individuais com os objetivos organizacionais.
Teoria da Expectação - Lawler
O dinheiro pode incentivar o desempenho, o companheirismo e a dedicação à organização, porém tem pouca potência motivacional em virtude da sua incorreta aplicação pelas organizações. O dinheiro pode motivar as pessoas se elas acreditarem haver ligação direta ou indireta entre o desempenho e o aumento de remuneração. necessidades humanas estão organizadas em cinco níveis,
1 – Necessidades Fisiológicas
2 – Necessidades de Segurança
3 – Necessidades Sociais
4 – Necessidades de Auto-Estima
5 – Necessidades de Auto Realização
Atualmente podemos perceber como o mundo está carente de solidariedade, respeito, amor e principalmente de justiça e muitas vezes nos sentimos frustrados porque descobrimos que nada fizemos para transformar tal situação.
Mas ainda há tempo para ser um agente modificador, contribuindo para que o mundo seja melhor, através de pequenos gestos e atitudes de cada um de nós. Se assumirmos nossa parcela de culpa em