Teoria de missões
Personagem: Saul
1ª Samuel 16.14,23 / 31.3,4.
Saul, rei de Israel, homem bravo, forte um valente guerreiro, que lutava contra os filisteus com muita coragem.
Em um momento, foi tomado por uma tristeza e um grande tormento que tomaram conta de sua vida.
Saul então não tem mais certeza de sua força e bravura, parecia deprimido e pensava até em morte, seus dias foram tomados por pensamentos de tragédia.
Saul até se sentia melhor quando o rei Davi tocava harpa, mas depois voltava a se sentir triste novamente e atormentado outra vez.
Nessa luta contra esse seu transtorno de humor, Saul melhora e em tempos depois volta a se sentir triste e novamente atormentado.
Não teve o controle desta situação e acabou-se por suicidar-se.
Personagem: Elias
1ª Reis 19.8,14 / 18.38
Elias que não teve medo dos profetas de Baal, um homem espiritual que faz cair fogo do céu para consumir o holocausto também teve seu momento de tristeza que o leva a esconder-se em uma caverna.
Elias ele havia passado por tantas coisas, vencido grandes desafios, mas deixou-se abater por uma ameaça. Foi o medo de Elias que o abateu, ele que havia vivenciado em tantas ocasiões o poder de Deus, se abatera pela ameaça de uma mulher chamada Jezabel. Assim ele entrou em um quadro de depressão. Lemos nos versículos 4 ao 8 de I Reis 19 que Elias após pedir a sua morte a Deus, ele só dormia.
Mesmo antes de entrar na caverna Elias já estava espiritualmente dentro dela, pois não havia mais alegria em viver. Assim que entrou nela encontrou o ambiente perfeito para o estado de espírito que estava. Lugar escuro e frio.
Elias então chega ao seu declínio espiritual, estava em total solidão e tristeza.