Teoria de maslow
Estudou direito, mas interessou-se pela psicologia, onde também fez mestrado e doutorado.
Uma das suas mais famosas teorias foi hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide de Maslow, é uma divisão hierárquica, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto realização. Maslow definiu um conjunto de cinco necessidades descritas na pirâmide:
1)necessidades fisiológicas, tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo; 2) necessidades de segurança: moradia, estabilidade financeira, segurança do corpo, da saúde e da família; 3) necessidades de amor ou relacionamento, tais como receber afeto ou fazer parte de um grupo social; 4) necessidades de estima, que vêm a ser o reconhecimento interno e externo das nossas capacidades pessoais, o respeito e a autoconfiança; e 5) necessidades de auto realização, que representam o pleno desenvolvimento das potencialidades do indivíduo, “tornando-se naquilo que ele pode ser”.
Baseado nessa teoria da motivação, abriu-se portas para que em 1988 fossem estabelecidos novos artigos na Constituição da República Federativa do Brasil em relação a motivação no serviço público. Dessa forma, a Carta Magna tornou os cargos da Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios acessíveis a todos os cidadãos brasileiros, desde que aprovados em concurso público. É o sonho da estabilidade financeira que um cargo público representa, afastando a incerteza que as