Não concordo com trabalhos feitos
Prof. Dr. Edson Vicente da Silva
Universidade Federal do Ceará – cacau@ufc.br
Profa. Dra. Elizabeth Conceição Santos
Universidade Federal do Amazonas - draelizabethsantos@gmail.com
Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez
Universidade de Habana – mairac@ceniai.inf.cu
Msc. Juliana Felipe Farias
Universidade Federal do Ceará – julianafelipefarias@yahoo.com.br
Introdução
As condições de semiaridez podem ser identificadas em 11% do total do território brasileiro, correspondendo a 982.563,3 km², estendendo-se pelas regiões Nordeste e Sudeste. Possui como principais características os baixos índices pluviométricos concentrados em um curto período do ano, altas taxas de evaporação e evapotranspiração, e elevadas temperaturas ao longo dos anos. essas características ambientais inerentes as regiões semiáridas refletem-se tanto na disponibilidade e distribuição dos recursos naturais como nas condições sócio econômicas locais.
A região semiárida do Nordeste brasileiro estende-se por uma área que abrange oito estados do país, dentre eles o Ceará. O estado do Ceará tem aproximadamente 136.328 km² sob influência do clima semiárido, cerca de 92% de seu território. De acordo com a divisão político-administrativa do estado, o Ceará possui 184 municípios, dos quais 117 estão totalmente incluídos nos domínios semiáridos e o restante encontram-se parcialmente influenciado pelas condições de semiaridez (FUNCEME, 1993).
De acordo com Oliveira (2006), os sertões secos do Ceará exibem variadas condições de seus atributos climáticos, hidrológicos, pedológicos e ecológicos, que influenciam diretamente nas características ambientais e econômicas do estado. O clima semiárido do Ceará é caracterizado por temperaturas regulares com uma intensa insolação, em função das baixas latitudes equatoriais, com médias térmicas superiores a 26 Cº, acentuada amplitude diuturna e elevadas taxas de