resumo
Autor: Djalma oliveira O capitulo 2 tem como foco a implementação do planejamento estratégico nas empresas,
Primeiramente se define “aonde se quer chegar”, “como a empresa está para chegar na situação desejada”; ou “Como se está” e depois “aonde se quer chegar”.
As fases básicas para elaboração e implementação do planejamento estratégico podem ser as seguintes: FASE I - Diagnóstico estratégico
FASE II - Missão da Empresa
FASE III - Instrumentos prescritivos e quantitativos
FASE IV - Controle e Avaliação.
FASE I - DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO Nesta fase, também denominada auditoria de posição, deve-se determinar “como se está” . Essa fase é realizada através de pessoas representativas das várias informações, que analisam e verificam todos os aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa, seguindo quatro passos 1º Identificação da Visão, 2º Identificação da Visão, 3º O ambiente e a Análise Interna.
FASE II - Missão da Empresa
Essa fase do processo de elaboração e implementação do planejamento estratégico é de elevada criatividade, em que os executivos e profissionais das empresas têm que explicitar seu pensamento estratégico.
MISSÃO E PROPÓSITOS DA EMPRESA
A missão é a razão de ser da empresa . Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividade a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui procura-se responder à pergunta básica: “Aonde se quer chegar com a empresa?”
FASE III - Instrumentos prescritivos e quantitativos
Os objetivos podem ser conceituados como o estado, situação ou resultado futuro que o executivo pretende atingir. Na realidade, o termo objetivo relaciona-se a tudo que implica a obtenção de um fim ou resultado final. O objetivo poderá ser geral e interessar a toda a empresa ou ser específico de um setor da empresa. O planejamento estratégico é um instrumento para a empresa atingir seus