Teoria De Marketing
O objetivo do artigo é apresentar uma visão detalhada do desenvolvimento histórico do marketing, começando na pré-história do marketing, passando pela década de 90, onde o marketing começou a se diferenciar do comercio e assim se tornando uma área do conhecimento, até chegar nos dias atuais.
A prática do marketing teve impulso na década de 40 nos Estados Unidos, pois a partir desse momento foi necessário um esforço a mais para se vender o que era produzido, pois até então tudo q era produzido era vendido. Em razão do desenvolvimento do comércio e da realidade da época que o marketing se diferenciou como pratica da área do conhecimento, e tendo sua existência reconhecida só a partir dos anos 1900.
No século XIII, período da “Escolástica”, São Thomás de Aquino e seus seguidores contribuíram com estudos sobre o consumidor, pois provavelmente foram os primeiros a desenvolver uma analise formal do comportamento deles. No século XVI foi desenvolvida a economia de mercado, e tanto o comprador como o vendedor passaram a ser determinantes nas praticas econômicas e sociais. A segunda metade do século XVIII foi marcada pela revolução industrial, marco importante no desenvolvimento do comércio, e também marcou importantes transformações sociais (essencialmente, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana, e do trabalho artesanal e manufatureiro para o trabalho assalariado fabril.
Autores afirmam que o marketing sempre existiu, pois além da compra e venda de produtos, os artesãos também se preocupavam em agradar seus clientes enquanto lucravam. O marketing surgiu como área do conhecimento distinta de outras áreas comerciais no início do século XX, aparecendo vinculado a questão econômica, obtendo seu lugar quando os mercados passam a ser autorregulados e não mais determinados e controlados por estruturas sociais, por isso a economia de mercado foi o contexto ideal para o surgimento do marketing, pois somente com a ruptura da subordinação da