Teoria de Marketing
TEORIAS DE MARKETING
SÃO PAULO / SP
2014
1 CONCEITOS DE MARKETING
O surgimento do profissional de marketing com características peculiares se dá juntamente com a concepção da própria ideia do que é o marketing. Tal concepção e aceitação inserida por um dos teóricos mais proeminentes do mundo dos negócios, Peter Drucker.
Na edição brasileira do livro Práticas da Administração de Empresas (1981), encontra-se o verdadeiro advento do marketing, uma vez que o autor deixa claro algumas transformações recorrentes no mundo dos negócios, dentre estas transformações que Drucker aponta, pode-se destacar em linhas gerais, a tendência das organizações em compor seu quadro de funcionários principalmente com especialistas em cargos de chefias e gestão. Com esta máxima, Drucker deixa transparecer de forma embrionária, um profissional que hoje conhecemos como o profissional de marketing ou o profissional de mercado ou ainda, o mercadólogo.
Durante o tempo que se seguiu após a revolução industrial, com o avanço tecnológico constante e a consolidação do capitalismo, as empresas de diversos seguimentos que surgiram, assumiram papeis de suma importância na sociedade, já que tudo o que utilizamos para facilitar o nosso dia-a-dia é fabricado e industrializado. Também é válido ressaltar que a influência das organizações é tão marcante que não teríamos um modo de vida como o que se tem atualmente se não houvesse tantas organizações que fabricasse, industrializasse e fornecesse algo. Entretanto, para que uma organização atinja seus objetivos, é necessário ter em mente uma estrutura adequada para o caminho que esta pretende seguir e a função dos profissionais de marketing encontra-se justamente nesta necessidade de um horizonte no ramo de negócios e lucratividade.
Quando pensamos na estrutura de uma organização, logo nos vêm à cabeça as áreas específicas que a compõe, bem como, os