Dicotomias Saussureanas
-Significante X Significado
-Língua X Fala
-Sintagma X Paradigma
-Sincronia X Diacronia
Significante X Significado:
Saussure conceitua a língua como o “sistema de signos”. Define então a língua como uma associação entre significante (imagem acústica) e significado (conceito). Ele diz que é fundamental observar que a imagem acústica não se confunde com o som, pois ela é, como o conceito, psíquica e não física; ela é a imagem que fazemos do som em nosso cérebro.·.
Língua X Fala:
A língua é um sistema baseado em dados pessoais, signos estruturados, coletivo, dependente também de um sistema organizado. Enquanto a fala é individual, Particular, ou seja, a forma como o individuo utiliza a língua; Os fatos da língua podem ser estruturados separadamente dos fatos da fala, sendo assim, a fala só altera a língua quando a estrutura é alterada.
Sincronia X Diacronia:
Os pre-saussureanos usavam o método histórico comparativo, no qual Saussure denominou diacronia (diacronia vem do grego. ‘dia’ significa ‘através’ e ‘kronos’ significa ‘tempo’), esta por sua vez, trabalha com a sucessão, no tempo, de diferentes estados da língua em evolução, ou seja, as mudanças que a língua sofreu através do tempo. Enquanto o estudo sincrônico (a palavra sincronia vem do grego. ‘sin’ que significa ‘juntamente’ e ‘kronos’ que significa ‘tempo’) lhe da com o estado atual da língua, é o estudo da língua num determinado período do tempo.
Sintagma X Paradigma:
Para Saussure as relações com os elementos linguísticos são estabelecidas em dois domínios distintos: Paradigmático (um eixo de seleção), e sintagmático (um eixo de combinação).
Sintagma no grego quer dizer coisa posta em ordem, sendo assim, os signos