Teoria de Jean Piaget
DANIELLE FAVARETO SOUSA
TEORIA DE JEAN PIAGET
MOGI GUAÇU
2013
DANIELLE FAVARETO SOUSA
RA: 1345337
FORMAÇÃO DE PROFESSOR EM QUÍMICA
TEORIA DE JEAN PIAGET
MOGI GUAÇU
2013
Teoria de Jean Piaget
Jean Piaget foi uma criança precoce, começou desde muito cedo os seus estudos. Com 11 anos publicou seu primeiro artigo sobre um pardal albino. Foi amante da natureza. Se formou em Biologia e Filosofia. Aos 22 anos era Doutor em Biologia.
Começou a trabalhar numa clínica psiquiátrica fazendo trabalhos com pacientes, entrevistando-os, conversando e analisando-os.
Alguns anos depois, foi convidado a trabalhar em um laboratório de psicologia infantil. Nesse ano, iniciaram-se seus estudos sobre a mente humana e começou a pesquisar sobre o desenvolvimento cognitivo de uma criança como sendo uma evolução gradativa.
Piaget começa a observar crianças brincando, seus gestos, palavras, ações e os processos de raciocínios delas.
Suas teorias tiveram como fundamento os estudos que realizou com seus filhos auxiliados pela sua esposa.
A sua teoria de Epistemologia Genética afirma que o comportamento do indivíduo é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. É caracterizada com interacionista. A inteligência se desenvolve conforme a complexidade da interação do indivíduo com o meio em que vive. Ou seja, quanto mais complexa for essa interação, mais inteligente será o indivíduo. Piaget divide essa teoria em dois aspectos:
O processo de conhecer;
Os estágios pelos quais os indivíduos passam à medida que vai adquirindo essas habilidades.
Piaget queria saber como que o indivíduo se adaptava ao ambiente (essa habilidade ele chamava de inteligência). O indivíduo cria esquemas para representar o mundo e suas ações.
Essa adaptação é guiada pela equilibração. Estabelecer desequilíbrio é a motivação primária para alterar as estruturas mentais do indivíduo.
Piaget descreveu dois processos