Teoria de erro
Quando este resultado vai ser aplicado, é frequentemente necessário saber com que confiança podemos dizer que o número obtido representa a grandeza física. Deve-se, então, poder expressar a incerteza de uma medida de forma que outras pessoas possam entendê-las e para isso utiliza-se de uma linguagem universal. Também deve-se utilizar métodos adequados para combinar as incertezas dos diversos fatores que influem no resultado.
A maneira de se obter e manipular os dados experimentais, com a finalidade de conseguir estimar com a maior precisão possível o valor da grandeza medida e o seu erro, exige um tratamento adequado que é o objetivo da chamada “Teoria dos Erros”, e que será abordada neste trabalho da sua forma mais simples e sucinta.
Desenvolvimento
Vamos considerar uma situação hipotética em que temos um objeto e desejamos medi-lo com uma régua graduada em centímetros. Na leitura do comprimento do objeto, podemos afirmar que ele possui exatamente o numero de cm com risquinho maior, e inexatos os riscos pequenos até chegar no próximo cm. Como se 3 pessoas diferentes fossem medir o objeto, elas achariam exatamente por exemplo o número 7, mas os outros números cada um poderia achar um. Para achar a média das medidas do objeto é necessário somar todas as medidas, dividindo pela quantidade de medidas tiradas. Assim, com cada medida você irá subtrair pela média achando o desvio de cada medida. E