Jk - biografia aplicada à luz da administração
O presente trabalho, traz em seu conteúdo a biografia do medico, militar, ex presidente, ex governador, e ex prefeito Juscelino Kubitschek, nascido na pequena cidade de Diamantina, em 12 de setembro de 1902.
Durante todo o seu mandato presidencial (1956-1961), o Brasil viveu um período de desenvolvimento econômico e estabilidade política. Slogans como “Energia e Transporte ” ou como “Cinquenta anos em Cinco anos” marcaram sua política.
Como empreendedor Juscelino possuia visão, alem de planejamento e habilidades administrativa, com características arrojadas e inovadoras, não tinha medo de correr riscos.
Escrita por Claudio Bojunga, a biografia que é aqui relatada, vem em forma de perguntas fundamentadas teoricamente nas matérias de empreendedorismo, teorias da administração e planejamento administrativo. As respostas em citações diretas do livro JK, O Artista do Impossível.
1.1 – PERGUNTAS E RESPOSTAS
a) Segundo Filion (1991), o empreendedor é visto como alguém que imagina, desenvolve e realiza visões. O empreendedor é um profissional inovador que modifica, que transforma recursos em riquezas, em produtos, que gera novos conhecimentos. Foi possível identificar um pensamento empreendedor em Juscelino?
“Sonhou com uma cidade nova: ‘Mas se abandonando a idéia de achar já feita e acabada a cidade que tantos nos convêm, nos resolvemos a fundar uma, segundo as condições que se requerem a toda a capital de pais civilizado hoje em dia, a verdadeira paragem para ela é a natureza quem aponta, de modo mui terminante... E a em que se encontram as cabeceiras dos afluentes Tocantins e Paraná – com as do São Francisco, que depois de atravessar pelo meio, desemboca a meia distancia da cidade da Bahia à de Pernambuco.’ Nesta paragem central e elevada, Varnhagen situava o coração do pais de onde partiriam veias e artérias que circulariam todo o corpo do estado.” ( BOJUNGA, p394)
b) O administrador deve identificar as falhas de sua