Teoria de Dorothea Orem
Neste sentido, buscar diferentes modos de agir em relação ao outro e discutir peculiaridades sobre o fenômeno do cuidado humano, compõe uma série de concepções teóricas sobre o cuidado no âmbito da saúde e da enfermagem.
Ao refletir acerca do contexto do cuidar, experienciado pela enfermagem frente ao complexo processo de Saúde – Doença, bem como aos desafios que emergem do cuidado, tem-se a justificativa da necessidade de uma compreensão mais profunda do termo cuidado, autocuidado e cuidado de si. Este trabalho tem como objetivo abordar sobre a Teoria Geral de Enfermagem de Dorothea E. Orem, uma enfermeira que passou a refletir acerca do por quê os indivíduos necessitam de auxílio da enfermagem e podem ser ajudados pela mesma.
Nasceu em 1914 em Baltimore, Maryland. Iniciou sua educação de enfermagem no Providence Hospital School of Nursing, em Washington, DC. Após receber o seu diploma, no início dos anos 30, obteve o grau de bacharel em Ciências em Educação de Enfermagem em 1939 e Mestre em Ciências em Educação de Enfermagem em 1945, pela Catholic University of America.
Recebeu vários graus honorários, incluindo Doutora em Ciências da Georgetown University, em 1976; Doutora em Ciências da Incarnate Word College, San Antonio, Texas, em 1980, e Doutora em Humane Letters da Illinois Western University, Blomington, Illinois, em 1988. Orem é membro da Sigma Theta Tau e Pi Gamma Mu. Ela recebeu diversos prêmios nacionais, incluindo o Catholic University of America’s Alumni Achievement Award for Nursing Theory, em 1980, e o Linda Richards Award da national League for Nursing, em 1991. Orem foi nomeada Membro Honorário da American Academy of Nursing, em 1992.
Durante a sua carreira de enfermagem profissional, trabalhou como enfermeira de equipe,