teorias de enfermagem autocuidado dorothea orem
ANDREZA MOREIRA DE LIMA
ANA MARIA
DÉBORA M. BEZERRA
HILDA LÚCIA
JAILTON JOSÉ
MÔNICA ROBERTA
WILMA FERNANDA
TEORIAS DE ENFERMAGEM
AUTOCUIDADO
Vitória de Santo Antão - PE
2013
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
ANDREZA MOREIRA DE LIMA
ANA MARIA
DÉBORA M. BEZERRA
HILDA LÚCIA
JAILTON JOSÉ
MÔNICA ROBERTA
WILMA FERNANDA
TEORIAS DE ENFERMAGEM AUTOUIDADO
DOROTHEA OREM
Relatório apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade Integrada da Vitória de Santo Antão – FAINTVISA em cumprimentos às exigências para obtenção de nota da 1ª avaliação da matéria METODOLOGIA DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM.
Orientador: Osinez Barbosa
Vitória de Santo Antão - PE
2013
INTRODUÇÃO
A Teoria de Enfermagem do Autocuidado, desenvolvida por Dorothea Elizabeth Orem em 1959 a 1985, visa possibilitar aos indivíduos, família e comunidade tomarem iniciativas e assumirem responsabilidades bem como empenharem efetivamente no desenvolvimento de seu próprio caminho em direção à melhoria da qualidade de vida, saúde e bem-estar. Assim sendo, está muito além daquilo que a pessoa pode fazer por si própria. Envolve o controle, a liberdade e responsabilidade da pessoa na melhoria de sua qualidade de vida.
A teoria de autocuidado de Orem tem aplicação prática de enfermagem. Tem sido aplicada por clínicas de enfermagem em uma série de circunstâncias. Ela tem sido usada como base dos currículos de escolas de enfermagem e do sistema de informações de enfermagem. É formada por três constructos teóricos que são relacionados entre si: TEORIA DO AUTOCUIDADO, A TEORIA DO DEFICT DO AUTOCUIDADO E A TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM.
A TEORIA DE ENFERMAGEM DO DÉFICIT DE AUTOCUIDADO
Segundo Orem (2006), a teoria de enfermagem do déficit do autocuidado está constituída por três teorias que