Teoria De Darwin
Charles Robert Darwin nasceu na Inglaterra, em
12 de fevereiro de 1809, foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar, como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Responsável pela publicação da Teoria da Evolução.
TEORIA DA
EVOLUÇÃO
As pesquisas feitas pelo naturalista é que fundamentaram sua Teoria da Evolução , servindo de base para o famoso livro Origem das Espécies, A obra foi publicada em 1859, Darwin estava mudando a crença contemporânea sobre a criação da vida na
Terra.
No livro Origem das Espécies, Darwin defende duas teorias principais:
-A da evolução biológica
-E a de que esta evolução ocorre por seleção natural.
A Origem das Espécies demonstra a atuação do princípio da seleção natural ao impedir o aumento da população. Alguns indivíduos de uma espécie são mais fortes, podem correr mais depressa, são mais inteligentes, mais imunes à doença, mais agressivos sexualmente.
A teoria evolutiva é a base da moderna teoria sintética: a teoria da seleção natural. Segundo
Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio têm maiores chances de sobrevivência do que os menos adaptados, deixando um número maior de descendentes.
Os princípios básicos das idéias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:
- Os indivíduos de uma mesma espécie apresentam variações em todos os caracteres,
- Todo organismo tem grande capacidade de reprodução, produzindo muitos descendentes.
- O número de indivíduos de uma espécie é mantido mais ou menos constante ao longo das gerações.
- Assim, há grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivíduos poucos atingem a maturalidade, o que mantém constante o número de indivíduos na espécie.
- Na "luta“ pela vida, organismos com variações favoráveis ás condições do ambiente onde vivem têm maiores chances de sobreviver .
- Os organismos com essas variações