Darwin e sua teoria
Muito se fala a respeito da teoria da evolução, mas pouco se comenta acerca dos conflitos vividos por Darwin antes da publicação de sua teoria. Esperamos que, conhecendo mais sobre a vida desse grande pesquisador, os alunos sintam-se mais estimulados a conhecer suas ideias.
O filme proposto é “O Desafio de Darwin” (Darwin’s Darkest Hour), de 2009, dirigido por John Bradshaw, que traz em seu elenco Henry Ian Cusick, como Charles Darwin, e Frances O’Connor, como Emma Darwin. Nesse filme, é possível conhecer todo o drama vivido por Darwin antes de publicar seu livro.
Darwin vivia um grande dilema, uma vez que sua publicação poderia ser alvo de grandes críticas da igreja. Seu grande trabalho refletiu até mesmo em sua vida pessoal com Emma, sua esposa, que era uma cristã fervorosa. Apesar da grandiosidade de sua obra, Darwin hesitava em sua publicação, temendo todos os conflitos que poderiam vir à tona. Somente após uma carta de Wallace, que possuía ideias semelhantes às suas, Darwin seguiu adiante com sua publicação.
Esse filme mostra-nos a dura vida pessoal de Darwin e leva-nos além dos livros de ciências e biologia. Uma ótima opção para você que busca uma maneira diferente de despertar o interesse de seus alunos!
A Teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo foi formulada por vários pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essência as noções de Darwin sobre a seleção natural e incorporando noções atuais de genética. A mais importante contribuição individual da Genética, extraída dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herança através da mistura de sangue pelo conceito de herança através de partículas: os genes. A teoria sintética considera, conforme Darwin já havia feito, a população como