AS TEORIAS DE DARWIN
AS TEORIAS DE DARWIN
São Paulo 2013
AS TEORIAS DE DARWIN
Trabalho apresentado a Escola Estadual Professora Maria Petronila Limeira dos Milagres Monteiro como requisito parcial a aprovação na disciplina de Biologia.
Professora: Soraya .
São Paulo
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO PÁGINA 4.
2. DESENVOLVIMENTO PÁGINAS 5 à 9.
3. CONCLUSÃO PÁGINA 10.
4. REFERÊNCIAS PÁGINA 11.
São Paulo 2013
INTRODUÇÃO
Charles Darwin um dos expoentes máximos do Naturalismo defendia que tudo o que existe é fruto de uma evolução a partir de um ancestral comum, que denominou de LUCA (Last Universal Common Ancestor), por meio de um processo de seleção natural e sexual. Ideias que ainda hoje sustentam e fundamentam a investigação e o conhecimento atual da Biologia. A sua obra de referência “A Origem das Espécies”, publicada em 1859, em que Darwin sustenta as suas teses, só não teve mais influencia na Filosofia do que a Bíblia, que é o que veremos a seguir.
4
TEORIA DO ASCENDENTE COMUM
Na viagem às ilhas Galápagos, Darwin verificou que o formato do bico de três espécies de pássaros locais sugeria serem eles descendentes de um ancestral que habitava o continente. Ciente de que a evolução não cria mecanismos particulares para qualquer espécie, entendeu que esse ancestral devia descender de outro: "Todas as nossas plantas e animais descendem de algum ser no qual a vida surgiu antes". Nenhuma das teorias de Darwin foi aceita com tanto entusiasmo como esta, porque dava sentido à semelhança entre os seres vivos, à distribuição geográfica de certas espécies e à anatomia comparada. Um século mais tarde, ao demonstrar que os genes das