Teoria de campo
A teoria de campo se baseiaem duas suposições fundamentais:
a) o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes;
b) esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais outras partes.
O comportamento humano depende de todo o campo dinâmico atual e presente.
O campo dinâmico“contém a pessoa e o seu ambiente psicológico”.
Lewin propõe a seguinte equação:
C = f (P,M)
Comportamento (C) é a função (f)entre a pessoa (P) e o meio ambiente (M) que estão inseridos.
O campo psicológico (ou ambiente comportamental) éa maneira pela qual a pessoa interpreta o ambiente onde ela se encontra. Em outras palavras, é o ambiente relacionado com as necessidades do individuo. Sendo que objetos, pessoas ou situações podem adquirir mais valência no ambiente psicológico, criando assim um campo de forças psicológicas.Os objetos, como pessoas ou situações transferem para o indivíduo uma força positiva (podem ou prometem satisfazer necessidades do individuo) ou uma força negativa (podem ou prometem ocasionar algum prejuízo ou doença mental).
Pessoas ou situações com força positiva atraem o indivíduo e os de força negativa o afastam. A atração é a força para a pessoa ou situação; a repulsa é a força que o leva a se afastar da pessoa ou situação.
Ciclo Motivacional
Com base na Teoria das Relações Humanas, a psicológicas passou a ser aplicada nas empresas com o objetivo da motivação. Observando assim que todo o comportamento humano pode ser motivado. A motivação, no campo psicológico, nada mais é d queuma tensão persistente que leva o individuo a alguns comportamentos com o objetivo de alcançar à satisfação de uma ou mais necessidades.
As necessidades surgem a partir de um estimulo que rompe o equilíbrio psicológico (equilíbrio de forças psicológicas, segundo Lewin), provoca um estado de tensão. A tensão conduz a um comportamento ou ação capazes de