A TEORIA DOS CAMPOS
(Vergnaud’s conceptual field theory, science education, and research in this area) Marco Antonio Moreira
Instituto de Física, UFRGS
Caixa Postal 15051
91501-970 Porto Alegre, RS moreira@if.ufrgs.br Resumo
Descreve-se a teoria dos campos conceituais de Vergnaud como possível referencial para o ensino de ciências e para a pesquisa nesta área. Além da descrição em si, são estabelecidas algumas pontes entre essa teoria e outros referenciais como, por exemplo, aprendizagem significativa, resolução de problemas e representações mentais.
Palavras-chave: campos conceituais, Vergnaud, ensino de ciências.
Abstract
Vergnaud’s conceptual fields theory is described as a possible framework for science education and for research in this area. In addition to the description of the theory, some links are established with other frameworks such as meaningful learning, problem solving, and mental representations.
Key-words: conceptual fields, Vergnaud, science education.
Introdução
Este texto tem por objetivo descrever a teoria dos campos conceituais de Vergnaud e suas implicações para o ensino de ciências e para a pesquisa nesta área.
Gérard Vergnaud, diretor de pesquisa do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) da França, discípulo de Piaget, amplia e redireciona, em sua teoria, o foco piagetiano das operações lógicas gerais, das estruturas gerais do pensamento, para o estudo do funcionamento cognitivo do "sujeito-em-situação". Além disso, diferentemente de Piaget, toma como referência o próprio conteúdo do conhecimento e a análise conceitual do domínio desse conhecimento (Vergnaud, 1994, p. 41; Franchi, 1999, p. 160). Para Vergnaud, Piaget não se deu conta de quanto o desenvolvimento cognitivo depende de situações e de conceitualizações específicas necessárias para lidar com elas (1998, p. 181). Segundo ele, Piaget também não percebeu o