teoria das RI
Roteiro para as aulas baseado nos dois textos bases
1. Em que medida kurki e wight são bem sucedidos ao proporem a categorização das TRI’s a partir dos objetivos?! Explique seu entendimento sobre a questão.
A respeito da categorização das TRI’s a partir dos objetivos, Kurki e Wight são bem sucedidos, pois eles irão além da limitação da simples comparação entre teorias dentro dos debates, inclusive, eles irão nos mostrar como esses debates podem ser um tanto quanto “desleais” já que diversas vezes esses debates são realizados entre teorias com objetivos diferentes.
Em seu texto kurki e weight nos apresentam quatro tipos de teorias baseadas em objetivos, são elas: as explanatórias, criticas, normativas e construtivas. As explanatórias têm como objetivo tornar “tangível” as RI’s, as criticas desconstroem as teorias clássicas, mas não nos apresentam algo novo, posto que para eles as teorias clássicas sejam pura dominação; as normativas preocupam-se com o “dever ser” e as construtivas defendem o fato de que as RI’s são construídas, ou seja, para eles não há relação de causa e consequência.
2. Existe alguma aproximação entre as preocupações de Kurki e Wight e de Aron? Explique.
A resposta a essa questão irá depender de como nós olharemos para os textos. Se pensarmos de maneira “crua” a resposta é sim, há uma aproximação, já que ambos apresentam a categorização das teorias através da forma. No entanto, ao aprofundarmos a discussão e a analise, veremos que talvez não, já que as formas das TRI’s definidas em cada texto são diferentes. Kurki e Weight diferenciarão as formas em: objetivo da teoria (que nomeará quatro elementos que podem separar as teorias, em quatro campos, são eles: explanatória, normativa, construtivismo e critica), grandes debates (dividirá as teorias por debates) e por entendimento cientifico (dividirá a teoria em três campos, são eles: ontologia- o