Teoria das ris
O nível de análise deve levar em conta a segunda imagem. É uma combinação de segunda imagem e segunda imagem revertida, onde se observam as causas domésticas e seus efeitos internacionais (segunda imagem), e as causas internacionais e seus efeitos domésticos (segunda imagem revertida).
Nesse cenário, a barganha se institucionaliza por meio de dois níveis: o nível dos negociadores internacionais, onde o negociador-chefe, que não possui independência em relação a suas preferencias, tentará negociar um acordo atrativo para seus constituintes; e o nível dos constituintes (aqueles que, em última instância, levam a cabo o processo de decisão sobre o acordo barganhado no nível I). Esses dois níveis interagem através do win-set: os limites que o constituinte de até onde o negociador pode ir. Vários são os determinantes do win-set, como preferências, custos e procedimentos institucionais de ratificação. Em geral, estes influenciam diretamente o tamanho do win-set, e, por conseguinte, a facilidade ou não de se estabelecer um processo de cooperação.
Porém, pode-se entender que não necessariamente exista um ponto de equilíbrio entre os níveis internacionais e domésticos: Milner argumenta que há, como elemento fundamental para o atingimento ou não de um acordo, o nível doméstico (elemento determinante).
Em um sistema político, existe uma estrutura de preferencias doméstica que não é homogênea, sendo o sistema político nacional