Teoria das Restrições
2 – Principal?Não falir, seja como pessoa jurídica ou física. A importância está em fazer melhor e com menos esforço o que se faz hoje e progredir. Dentro das rotinas de um sistema produtivo, seja industrial, comercial ou até mesmo na área de serviços, perde-se a capacidade crítica de enxergar os pequenos problemas, e estes somatizam e contaminam o conjunto todo. A TOC é uma estratégia fundamental para se detectar esses pequenos problemas, e aplicar soluções focadas e restritas a pontos específicos, porque se um gestor quiser analisar sempre o todo, tendo uma visão macro, e tentar corrigir o resultado final, sem uma análise microscópica, terá suas chances de fracasso potencializadas.
3 – Para se aplicar corretamente a TOC, é fundamental uma visão holística, de um ângulo maior a fim de se obter a noção do todo, vendo o contexto, o ambiente e levantando as variáveis diretas e indiretas, internas e externas que influenciam no processo ou no negócio. Após a detecção de uma restrição, ara solucioná-la é preciso focar microscopicamente em cada restrição, tratando-a com uma visão direcionada, mantendo-se o foco para que não haja ruídos nas informações.
4 – Como não sou da área de humanas, pois minha formação é área de exatas, mais especificamente em TI, esse módulo me mostrou que o TOC pode e deve ser aplicado a todas as áreas, bastando adequar e adaptar o contexto, pois tudo o que se faz pode ser analisado em busca de restrições, e depois de identificá-las, sabendo corrigi-las, as chances de sucesso são muito grandes.
Potencializadas excelente
5