Relatório sobre vidrarias e equipamentos do laboratório de química
CURSO: ENGENHARIA CIVIL NOTURNO 1º PERIODO
DISCIPLINA: QUÍMICA
PROFª LUCIANA PROTÁZIO
ALUNOS: GABRIEL BRITO, CICERO GARCIA, FREDERICK BRIAN, DAVID QUEIROZ
VIDRARIAS E EQUIPAMENTOS
São Luís
2013
1. INTRODUÇÃO
A Química é uma ciência experimental que trata diretamente com mudança ou transformação de substancias. Essas transformações são realizadas em laboratórios, o que nos remete a dizer que a Química se apoia em fatos experimentais para afirmar sobre algo.
Os laboratórios de Química fazem o uso de vários instrumentos que podem chama-los de vidrarias e equipamentos.
As vidrarias são instrumentos de vidro de cristal temperado, isso por que as medidas devem ser precisas e o recipiente não venha reagir com as substâncias. Por serem de vidros, esses equipamentos devem ser tratados com maior cuidado. Não existem só equipamentos de vidro, mais também de porcelana, de borracha e materiais que são fontes de aquecimentos.
2. OBJETIVOS
Adquirir um conhecimento básico de como utilizar as vidrarias e equipamentos presentes em um laboratório de química. Esse conhecimento é essencial para que os estudantes possam desenvolver suas atividades práticas no futuro.
3. MATERIAL UTILIZADO NO LABORATÓRIO
Foram utilizados durante a aula, vidrarias como:
Almofariz com Pistilo (fig.1): É usado na trituração e pulverização de sólidos.
Balão Volumétrico (fig.2): Possui volume definido e é utilizado para o preparo de soluções em laboratório.
Béquer (fig.3): É de uso geral em laboratório. Serve para fazer reações entre soluções, dissolver substâncias sólidas, efetuar reações de precipitação e aquecer líquidos. Pode ser aquecido sobre a TELA.
Bico de Bunsen (fig.4): É a fonte de aquecimento mais utilizada em laboratório. Mas contemporaneamente tem sido substituído pelas MANTAS E CHAPAS DE AQUECIMENTO.
Bureta (fig.5): Aparelho utilizado em análises volumétricas. Uma bureta é um instrumento de