Teoria das restrições toc
Os gestores estão envolvidos em um constante ciclo de tomada de decisões que certamente afetarão o futuro da empresa, seja de forma positiva ou negativa.
Um sistema de informações deve buscar a redução dos riscos juntos à essa tomada de decisão.
Em sistemas industriais as decisões devem estar intimamente ligadas aos processos produtivos, pois é nesses processos que o lucro dessas empresas é gerado. As decisões de quais produtos produzir deverão sempre estar relacionadas com as lucratividades individuais destes com as capacidades produtivas da empresa e com a capacidade de absorção da produção pelo mercado.
Segundo Goldbarg e Luna (2000, p.16), “o objetivo principal na tomada de decisão empresarial é a maximização da utilidade do decisor, na prática, traduzida pela maximização do lucro ou pela minimização do custo”.
A Teoria das Restrições (TOC) acompanha este pensamento e propõe uma sistemática para auxilio na tomada de decisões relacionadas à maximização do ganho das empresas através da otimização dos processos produtivos.
O mesmo objetivo de maximização de resultados através da otimização do mix de produção encontrado na TOC é encontrado também:
* Teoria da restrições como balizadora das ações visando a Troca Rápida de ferramenta(TRF). * Numa Analise Preliminar do mercado de Biodisel do Brasil com ênfase nas oleaginosas * Gerenciamento de Restrições na identificação e solução de problemas e emergência hospitalar ( uma abordagem orientada ao paciente) * Modelo de Custeio Baseado em Atividades Aplicado a Decisões de Produção de Curto Prazo * A Teoria das restrições aplicadas a gerencia de projetos:Uma introdução a corrente critica.
Este estudo faz um comparativo entre esses artigos estas traçando suas principais semelhanças e demonstrando onde estão divergindo entre si.
Teoria das Restrições e a definição do mix de produtos
A Teoria das Restrições (Theory of Constraints-TOC), criada e desenvolvida pelo físico