Teoria das restriçoes
Prof. Dr. Fernando Bernardi de Souza
Departamento de Engenharia de Produção
Faculdade de Engenharia de Bauru - UNESP
Eliyahu Moshe Goldratt (31 de março de 1947 – 11 de junho de 2011) foi um físico israelense que se tornou um guru da gestão empresarial. Ele é o autor do Optimized Production Technology (OPT), da Teoria das Restrições (TOC), dos Processos de Raciocínio, dos métodos Tambor-Pulmão-Corda (TPC), Gestão de Projetos baseada na Corrente Crítica (CCPM), Distribuição Puxada e outras ferramentas derivadas da TOC. Goldratt afirmava usar o método científico para resolver os problemas das organizações. Ele foi autor de vários livros escritos em estilo de novela, abordando temas como logística de produção, logística de distribuição, planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, finanças, marketing, tecnologia da informação, entre outros.
O seu livro "A Meta" introduz aspectos da contabilidade e da produtividade criando um novo enfoque de análise chamado "Mundo do Ganho", em oposição ao chamado "Mundo do Custo". “A Meta” é considerada uma obra importante no campo da melhoria da produtividade e das decisões focadas na lucratividade.
Nascido em Israel de uma família de rabinos, Goldratt se formou em física. Ele obteve seu grau de Bacharel em Ciências pela Universidade de Tel Aviv e seu Mestrado e Doutorado na Universidade Bar-Ilan.
Goldratt produziu muitos trabalhos. Alguns dos mais notáveis são:
- A Meta (The Goal), 1984: introduz o processo focalizado baseado na TOC para melhorar organizações e discute brevemente alguns aspectos da contabilidade. É considerado um importante trabalho sobre o tema melhoria de desempenho.
- Não é Sorte (It's Not Luck), 1994: aplica a TOC em marketing, distribuição e estratégia de negócios.
- Corrente Crítica (Critical Chain), 1997: aplica a TOC na gestão de projetos e ilustra o método Corrente Crítica para Gestão de Projetos (CCPM), enquanto comenta sobre o ambiente