Artigo Teoria Das Restri Es Revista Mundo Log Stica
Estratégias de gestão para ganhar dinheiro hoje e sempre
Autores
Hidelbrando Ferreira Rodrigues (hidelrodrigues@gmail.com): é estatístico, especialista em Gestão pela Qualidade Total e mestre em Desenvolvimento Regional. Professor da Universidade Federal do Amazonas, encontra-se no momento cursando doutorado em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Logística e Transporte.
Sérgio Fernando Mayerle (sergio.mayerle@ufsc.br): Doutor em Engenharia de Produção, é professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Logística e Transportes, com ênfase na aplicação de modelos matemáticos para planejamento e otimização operacional de sistemas.
Gravata
Este artigo aborda a Teoria das Restrições ou a Theory of Constraints (ToC) através de uma revisão da literatura, onde apresenta os seus principais conceitos, seu uso como instrumento de gestão, suas aplicações na manufatura, além de apresentar alguns modelos propostos para serem usados especificamente por profissionais da área de logística. Dentre os principais conceitos trabalhados pela TOC, está a abordagem pragmática da perpetuação das empresas. Talvez esta seja a principal contribuição da TOC, mostrar que, para uma empresa se mantenha competitiva, portanto, atuante no mercado, é fundamental que ela possua a capacidade de ganhar dinheiro hoje e sempre.
1. Introdução
Antes de mais nada é fundamental estabelecermos o seguinte axioma: Toda e qualquer riqueza de uma nação é gerada no interior das empresas estabelecidas naquele país. Isto posto, podemos propor o seguinte corolário: Quanto maior for o tempo e a capacidade que uma empresa tem em gerar dinheiro, maior será a riqueza deste país, e isto se dará em taxas crescentes e durante um longo período, o que é extremamente desejável.
Já faz algum tempo que o nível de desenvolvimento de uma região está associado ao grau de industrialização e ao bem-estar