Teoria das relações humanas
Teoria das relações humanas
A teoria das relações humanas surgiu nos estados unidos , através de um estudo realizado entre 1927 a 1932, sob a coordenação de Mayo, e denominada experiência de Hawthorne.
Antes da experiência de Hawthorne , havia somente a Teoria Clássica da Administração, cuja intenção, era mostrar as preocupações clássicas de um administrador, a partir de um meio sofisticado de exploração de empregados a favor dos interesses patronais. Portanto era necessária , uma nova teoria que corrigisse esta desumanização, efetuando métodos mais precisos e científicos que permitissem uma mudança.
Na experiência Hawthorne , antes de uma conclusão , foram necessárias quatro fases e mesmo assim por motivos financeiros a pesquisa foi suspensa em 1932. Nas fases realizadas, foram feitas uma serie de modificações nas condições de trabalho de um determinado grupo experimental de funcionários, sendo assim esses funcionários, analisados psicologicamente e também observados em relação a sua produtividade. Durante a segunda fase da pesquisa constatou-se que conforme as condições de trabalho melhoravam , maior era a produção. Já a terceira fase da experiência de Hawthorne , revelou a existência de uma organização informal entre os operários , afim de se protegerem contra ameaças da administração, podendo também se manterem unidos formando grupos e correlações sociais.
No final se concluiu os seguintes aspectos:
1. O nível de produção é resultante da integração social, a capacidade do empregado e movida pela sua capacidade interagir socialmente.
2. O comportamento de um operário , influencia diretamente no comportamento do grupo, sendo assim criadas normas grupais.
3. É necessário para a empresa a formação de grupos informais , fugindo da teoria clássica no qual aspectos rígidos exigiam ao máximo o trabalhador.Portanto indo de encontro os ideais da