Teoria das relações humanas
Após Taylor e Fayol, surge nos Estados Unidos por cerca da década de 30, a Teoria das Relações Humanas, que está em grande presença Elton Mayo, que desenvolveu a Experiência de Hawthorne. Esta nova teoria tem grande presença da sociologia e da psicologia, principalmente no ser humano e o papel da Administração na sociedade.
Origens da teoria das Relações Humanas
A origem da teoria das relações humanas são, basicamente, originadas de quatro momentos:
1. A necessidade de ser humanizar e democratizar a Administração.
2. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas.
3. As ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica e Kurt Lewin.
4. As conclusões da Experiência de Hawthorne. As Experiências de Hawthorne.
As Experiências de Hawthorne tiveram início em 1924, quando Elton Mayo passou a estudar uma empresa situada na cidade de Chigado, e seu turnover estava 250% elevado. Mayo introduziu um intervalo de descanso, delegou aos operários a decisão sobre horários de produção e contratou uma enfermeira. Em pouco tempo, emergiu um espírito de grupo, a produção aumentou e a rotatividade do pessoal diminuiu. As Experiências de Hawthorne dividiu-se em quatro fases.
1. Primeira fase: dividiu os trabalhadores em dois grupos (um onde há as experiências e mudanças, e um status quo, onde tudo permaneceria igual). No grupo de experiências, houve diversas mudanças na luz, mas independente da luz, a produtividade foi crescendo, então concluiu-se que havia uma predominância do fator psicológico sobre o fisiológico.
2. Segunda fase: já nesta fase, houve 12 mudanças (a. a capacidade produtiva em condições normais passou a ser comparada com os demais períodos; b. houve uma mudança no espaço de trabalho e foi observado o ritmo de produção, mantendo as mesmas condições de trabalho; c. houve uma mudança na forma de pagamento, aumentaram os esforços individuais e aumento de produção; d. implantou-se um descanso de 5 minutos pela