Teoria das Relações Humanas
A Teoria das Relações Humanas efetivamente surgiu com a Experiência de Hawthorne em 1930 nos EUA, desligando totalmente a preocupação anteriormente voltada para as tarefas e para a estrutura, para virá-la para a preocupação com as pessoas. Com as conclusões iniciais tomadas a partir da Experiência de Hawthorne, novas variáveis são acrescentadas ao já enriquecido dicionário da administração:
* a integração social e comportamento social dos empregados;
* as necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensa e sanções não-materiais;
* o estudo de grupos informais e da chamada organização formal;
* o despertar para as relações humanas dentro das organizações;
* a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas;
* a importância do conteúdo dos cargos e tarefas para as pessoas;
Explique por fase o experimento de Hawthorne
1ª Fase - Os Estudos da Iluminação - Para analisar o efeito da iluminação sobre o rendimento dos operários, foram escolhidos dois grupos que faziam o mesmo trabalho e em condições idênticas: um grupo de observação trabalhava sobre intensidade de luz variável, enquanto o grupo de controle tinha intensidade constante.
2ª Fase - Sala de montagem de relés - Começou em 1927. Foi criado um grupo de observação: cinco moças montavam os relés, enquanto uma sexta fornecia as peças para abastecer o trabalho. A sala de provas era separada do departamento (onde estava o grupo de controle) por uma divisão de madeira. O equipamento de trabalho era idêntico ao utilizado no departamento, apenas incluindo um plano inclinado com um contador de peças que marcava a produção em uma fita perfurada. A produção foi o índice de comparação entre o grupo experimental (sujeito a mudanças nas condições de trabalho) e o grupo controle (trabalho em condições constantes). O grupo experimental tinha um supervisor, como no grupo de controle, além de um observador que