Teoria das relações humanas
A Teoria das Relações Humanas, surgiu nos Estados Unidos como consequência das conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foi um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. (CHIAVENATO, 2000)
A origem da Teoria das Relações Humanas A necessidade de humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos e mecanicistas da Teoria Clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. O desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e suas primeiras aplicações á organização industrial.
As idéias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin foram capitais para o humanismo na administração.
As conclusões da Experiência em Hawthorne, desenvolvida entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que puseram em xeque os principais postulados da Teoria das Relações Humanas. (CHIAVENATO, 2000) Os estudos em Hawthorne Em 1927, Elton Mayo conduziu uma pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, situada próxima a Chicago, com elevadíssima rotatividade de pessoal (turnover) ao redor de 250% ao ano e que havia tentado inutilmente vários esquemas de incentivos salariais. (CHIAVENATO, 2000)
Perguntas para Revisão e Discussão
1. Quais as origens da Teoria das Relações Humanas?
R: A teoria das relações humanas surgiu nos Estados Unidos, incentivado pela necessidade de humanizar e democratizar a administração, desenvolver as chamadas ciências humanas, entre outros.
2. Comente a 1a fase da Experiência de Hawthorne.
R: 1ª fase: foram observados dois grupos de trabalhadores que executavam a mesma tarefa, um grupo trabalhava sob uma iluminação ambiente constante e o outro sob uma iluminação instável. O resultado foi que os grupos tiveram uma produtividade mais elevada. A conclusão desse teste foi que, com os funcionários sabendo que estavam sendo