Teoria das Organizações
Taylor levou a estudar os operários e suas condições de trabalhos, observando que o pagamento feito por tarefas desmotivava e influenciava os operários que produziam mais e ganhavam o mesmo dos que os que produziam menos a diminuírem seu rendimento na produção, percebeu a necessidade de pagar operários que produziam mais. Também identificou várias falhas nas indústrias tanto relacionadas aos operários, quanto a falta de conhecimento dos gerentes nas tarefas delegadas, e a falta de padronização dos métodos aplicados nas empresas.
Através de seus estudos pode aumentar a produtividade e a eficiência e motivação dos operários, além de melhores salários, melhores condições de trabalho, pois pode-se perceber que um funcionário cansado rende menos e a aumenta a rotatividade entre eles. Já nas empresas os custos diminuíram e elas puderam ter controle nos pagamentos de salários e nos produtos produzidos, também como no desempenho operacional, atento a exceções e desvios.
Segundo C. Ford, o trabalho com ritmo, uma sequência e uma padronização pode aumentar a lucratividade, com a produção em massa consegue fazer com que os funcionários tenham um padrão sempre aumentando o volume do produto no mercado e fazendo com que o dinheiro aumente. Já para Adan Smith ele acreditava na divisão do trabalho assim cada um se especializava em sua determinada tarefa por esses meios conseguir maior lucratividade em menor tempo diferente do casal Gilbert, que desenvolveram o estudo do tempo e do movimento.