teoria das organizações
Podemos observar que muitas organizações modernas são maiores e mais poderosas, porém são controladas pela sua Matriz, que tem o poder de decisão sobre as subsidiarias.
Vantagens: A centralização das organizações tem suas vantagens, pois são os responsáveis pelas decisões possuem uma visão global e conhecem o objetivo da empresa.
Desvantagens: Podemos observar que as decisões são tomadas por responsáveis que não estão próximos aos fatos, é um problema existente em milhares de organizações, a comunicação fica mais complicada pela falta de disponibilidade.
Podemos observar que com o avanço mundial, o poder não é apenas econômico, mas também cultural e político, como exemplo: O McDonalds e a Disney, grandes organizações se unindo e criando um potencial global, com isto conquistando o publico jovem de todos os lugares.
As alianças internacionais são empresas concorrentes se unindo? Sim se unem no interesse de crescer mais e aprender com a cultura do outro. Com os padrões de aliança internacionais, aumentaram os poderes das multinacionais, diminuindo a concorrência.
Objetivo das Organizações com o Governo: Podemos observar que quando ocorre a falência de uma organização, a mesma busca o dinheiro do governo. A importância das multinacionais com a política, não tem nenhuma responsabilidade, o interesse é obrigar os governos a interesses destas empresas, do que com as pessoas que os elegem.
Multinacionais: Um Recorde de Exploração?
Positivo: As multinacionais trouxeram um bom desenvolvimento econômico, gerando empregos, trazendo tecnologia e conhecimento para capitais, comunidades e países.
Negativo: Multinacionais como poderes autoritários que visam a explorar os países ou comunidades.
Conflito com a nação anfitriã: As mudanças nas estratégias coorporativas mesmo que sejam para aumentar a taxa de lucro, podem originar mudanças sócias econômicas e de grande alcance.
O efeito das