TEORIA DAS ORGANIZA ES
Cite diferenças entre a contabilidade atual e a que era praticada na Itália do século XIV?
Na contabilidade praticada na Itália no século XIV o principal objetivo da contabilidade era produzir informações para o proprietário da organização que geralmente era uma única pessoa, atualmente sabemos que a ciência contábil gera informações tanto para os gestores internamente, quanto para os usuários externos, que são os mais variados, isto faz com que hoje em dia tenha uma necessidade de adoção de padrões uniforme de divulgação dessas informações o que não era preciso na antiguidade.
Outra diferença é quanto ao principio da entidade que hoje é de extrema importância que seja adotado por todas as organizações e aquelas que se prezam seguem este principio a risca, porém naquela época isto não era tão relevante como hoje.
Antigamente não existia o conceito de exercício contábil como hoje existe, desta forma o lucro não era calculado periodicamente como é feito atualmente.
Explique o que o autor está querendo dizer no resumo da página 41 do cap. 2 do livro de Hendriksen?
Segundo o autor os contadores e administradores desde a antiguidade já criavam sistemas de escrituração o que hoje chamamos de sistemas de informação e isto foi feito sem intervenção governamental, e o que vemos hoje é um melhoramento do que já havia sido pensado naquela época. Apresente os 3 antecedentes mencionados por Littleton para a introdução das partidas dobradas, pela ordem decrescente de importância que você acha que possuem. (VERIFICAÇÃO DA PG. 45)
Capacidade de Expressão: a arte da escrita, o desenvolvimento da aritmética e o uso generalizado da moeda como denominador comum.
Natureza institucional: conceito de propriedade privada, o desenvolvimento do crédito e a acumulação de capital.
Empreendimento Conjunto e a Empresa em sociedade: Instituições para facilitar a acumulação e o uso de capital.
Cite 3 contribuições de culturas não europeias à Europa, que possibilitaram