TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MULTIPLAS
Foi criada por Howard Gardner. Trata das potencialidades humanas e, segundo ele, os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. O Autor deixa claro que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, raramente funcionam de maneira isolada. São elas:
1. LINGUÍSTICA: manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem (semântica, sintaxe). Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores, por exemplo. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias. Nas crianças, esta habilidade se manifesta através da capacidade para contar histórias originais ou para relatar, com precisão, experiências vividas. Tem presença forte em oradores, escritores, poetas, jornalistas, redatores publicitários e vendedores. Ex: T. S. Eliot (poeta).
2. LÓGICO-MATEMÁTICA: é a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo, em sistemas matemáticos, em noções de quantidade, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos. É a competência mais diretamente associada ao pensamento cientifico, portanto, à ideias tradicional de inteligência. É uma sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Essa é a inteligência quem tem presença muito forte em matemáticos, engenheiros, bancários, contadores entre outros. Ex: Albert Einstein (cientista).
3. MUSICAL: Esta inteligência se manifesta na habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma discriminação de sons, habilidade para perceber e ter sensibilidade para ritmos, timbre, habilidade de reproduzir música. As pessoas dotadas desse geralmente não precisam de aprendizado