Homofobia
PEDAGOGIA
LEIGH FERREIRA RABALDO
PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
ANÁPOLIS
2012
LEIGH FERREIRA RABALDO
PLANO DE AÇÃO
Discriminação e Preconceito no Espaço Escolar
Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Produção Textual interdisciplinar Individual.
Orientador: Prof. TELMA BASTOS SILVA RIBEIRO
ANÁPOLIS
2012
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 JUSTIFICATIVA 5 3 OBJETIVOS 6 4 DESENVOLVIMENTO 8 5 CRONOGRAMA 9 6 CONCLUSÃO 10 7 REFERÊNCIAS 11 * 1 INTRODUÇÃO
Preconceito, como o próprio nome diz, é uma ideia pré concebida sobre algo ou alguém, sem exame crítico, conhecimento ou razão alguma, apenas pela aparência. Simplesmente uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma determinada sociedade.
Há muitas formas de preconceitos, as principais são: racial, social e sexual. E não está restrito somente aos adultos esse tipo de sentimento; por incrível que pareça, nem crianças estão imunes a várias formas de discriminação.
Leis e medidas judiciais podem servir para defender suas vítimas, mas não resolvem o problema na raiz. Então, qual será a solução?
.
* 2 justificativa
Pesquisadores concordam que a educação não tem ajudado muito. É preciso um esforço muito intenso e direcionado para acabar com o preconceito na escola; e isso, tem que ser feito a longo prazo e de forma contínua. E não adianta o professor mostrar as diferenças, tentar combater o esse mal, se em casa a criança aprende o contrário, como acontece na maioria dos casos. A primeira educação vem da família, mas o nosso trabalho é nunca desistir de ensinar, e mostrar que é normal ser diferente.
3 OBJETIVOS
Separei algumas dinâmicas já utilizadas por alguns professores para tentar combater o preconceito e bulling, que é uma forma muito dura de discriminação nas