Teoria das expectativas de Vromm
TEORIA DAS EXPECTATIVAS DE VROMM
Teoria das expectativas de Vromm
Teoria desenvolvida por Victor Vromm que diz que a motivação é a energia empregada para realizar um trabalho que produz resultados valorizados pelo funcionário. Para entender essa teoria sobre motivação é necessário compreender a existência de três conceitos sendo eles: expectativas, instrumentalidade e valência. Segue abaixo os conceitos apresentados com base em Robbins, Judge e Sobral (2010): relação entre esforço e desempenho- Consiste no grau de percepção do empregado de quanto o seu esforço pessoal influenciará em seu desempenho no trabalho. relação entre desempenho e recompensa- É o valor subjetivo que indica o quanto um empregado acredita que seu desempenho irá influenciar determinado resultado e o quanto é provável que ele venha a obter esse resultado. relação entre recompensas e metas pessoais- é o valor subjetivo que o empregado incorpora ao resultado específico do trabalho (promoções, recompensas financeiras ou até mesmo participar de uma equipe de alto desempenho cujo objetivo seja encontrar soluções inovadoras, etc.)
No quadro abaixo é possível visualizar as “implicações gerenciais e organizacionais da teoria da expectativa”.
(vide tabela pag. 81 livro)
As ver as diversas teorias e ter contato com os pontos fundamentais para promover a motivação, iremos agora unir esses conhecimentos em um modelo estruturado, que une motivação e desempenho teórico e prático, iremos ver como essas teorias podem ser integradas para relacionar processos motivacionais, comportamentos motivados e desempenho.
Modelo de motivação para o desempenho no trabalho
O modelo de motivação para o desempenho no trabalho desenvolvido por Mitchell (1982) e exposto por Kinicki e Kreitner (2006). Considera várias abordagens teóricas e apresenta uma visão de processo que relaciona as