Mateco
PROCESSO E PLATAFORMA MOTIVACIONAIS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: DO OPERACIONAL AO ESTRATÉGICO
PROCESSO E PLATAFORMA MOTIVACIONAIS
SUMÁRIO
1. TEORIAS DE MOTIVAÇÃO: COMPARATIVOS
1.1. Teoria de Maslow
1.2. Teoria de McGregor
1.3. Teoria de Herzberg
1.4. Teoria de Skinner
1.5. Teoria de Vromm e Rotter
2. CONCLUSÃO
3. ANEXOS
4. REFERÊNCIA
1. TEORIAS DE MOTIVAÇÃO: COMPARATIVOS
1.1. Teoria de Maslow
Em sua teoria publicada em 1943, num artigo denominado A Theory of Human Motivation, Abraham H. Maslow (Anexo 01) procurou esclarecer por que as pessoas são motivadas a determinados momentos por algumas necessidades. A teoria explica a identificação por necessidades básicas que uma pessoa procura, pois é o ideal que a motivação é provocada por deficiências de uma ou grupos de necessidades.
Maslow criou então, uma hierarquia da existência de cinco necessidades humanas, em ordem crescente (Anexo 02). As três primeiras são de carência, devendo ser satisfeitas para que as pessoas se sintam mais seguras e com saúde, já as outras são de crescimento, visto que estão relacionadas ao desenvolvimento e realização do potencial de cada um. São elas: fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização.
Conforme essa teoria exemplifica, à medida que estas necessidades são obtidas, a pessoa começa a se preocupar com necessidades externas (simples) ao mais complexo da hierarquização, que seria a autorrealização (um indivíduo com capacidade de autogoverno, em que a sua motivação resiste às pressões exteriores a fim de realizar sua satisfação pessoal).
Embora nenhuma necessidade seja plenamente satisfeita, segundo a teoria esta impulsiona as pessoas a um novo degrau, portanto, as pessoas não se motivam da mesma forma.